terça-feira, 19 de outubro de 2010

aquarela

A aquarela pode ser considerada uma das técnicas artísticas mais antigas, cujo aparecimento, supõe-se, teria acontecido na China antes do início da era cristã.
Divulgada na Europa, teve ampla aceitação no decorrer da Idade Média, sendo utilizada por vários artistas desse período, onde se destacaram, entre outros, Tadeo Gaddi, em meados do século XIV e Albert Dürer, no XV, tendo ainda vários aficionados em Florença, Veneza e nos Países Baixos.
 Tendo basicamente o papel como suporte, o processo exige o uso de pigmentação apresentada nas formas de pasta, pastilha ou mesmo lápis apropriado que, diluído em água, oferece grande possibilidade de expressão, exigindo do artista rapidez e precisão nas pinceladas, sob o risco de perda total do trabalho.
Em Goiás, alguns nomes se destacam no uso dessa técnica, sendo o principal deles, o do artista plástico Amaury Menezes. Amaury desenvolveu seu trabalho com o uso da aquarela durante décadas, passando, posteriormente a utilizar pinceladas e transparências próprias dessa técnica, em seus trabalhos de acrílica sobre tela.
Da mesma geração de Amaury, podemos encontrar também o trabalho de Elder Rocha Lima, que utiliza a técnica para a representação de paisagens rurais e urbanas, além empregá-la também em retratos e naturezas mortas.

De geração mais recente, destaca-se Cristina Jacó, cujo trabalho, extremamente livre e seguro, vai desde o uso da aquarela pura e simples até a associação dessa técnica com outras, como a aguada e o nanquim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário